segunda-feira, 27 de julho de 2009

O prêmio que Lula não ganhou. Pelo Menos no Brasil.


No dia 07 de julho do corrente ano, o presidente Lula recebeu um prêmio em Paris de muita importância para ele e, principalmente, para o Brasil. O prêmio recebido foi o badalado prêmio Félix Houphouët-Boigny, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). E daí?
Lula foi o primeiro brasileiro a receber tal premiação e entra no rol das 23 personalidades mundiais que receberam o prêmio até hoje, como Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, Yitzhak Rabin, ex-premiê israelense, Yasser Arafat, ex-presidente da Autoridade Nacional Palestina, e Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos. Um terço das personalidades que receberam o Félix Houphouët-Boigny, logo após receberam o Prêmio Nobel da Paz.
Porém, aqui no Brasil ninguém ficou sabendo. Quem leu os grandes veículos de imprensa ou assistiu os mais famosos telejornais pelo menos não. A menos que tenha ficado muito atento às "notas de rodapé", submersas nas páginas recheadas de mensagens de página inteira querendo enfiar na cabeça do leitor: Lula = Sarney! Lula = Sarney! Lula = Sarney! Lembra até o Coooompre batoooommmm, como a velha jogada de marketing.
Por trás da notícia... Notícia, que notícia? O Lula nem ganhou nada.

Nenhum comentário: