terça-feira, 30 de junho de 2009

RS foi o Estado que menos investiu em Educação em 2008, diz MEC



Matéria retirada do http://www.clicrbs.com.br/
Governo gaúcho investiu 18% do orçamento na área e o mínimo exigido por lei é 25%.
Um levantamento do governo federal mostra que o Rio Grande do Sul investiu 18% do orçamento no ano passado em Educação. O mínimo exigido por lei é 25%. Foi o pior resultado no país, segundo o Ministério da Educação (MEC).
No último lugar no ranking, o governo gaúcho não pode fazer convênios para receber recursos da União,conforme o MEC. A secretária da Educação, Mariza Abreu, contesta e afirma que o Estado investiu, em 2008, 25,57% do orçamento em Educação:
— O ministério da Educação é que está fazendo um cálculo que ele não pode fazer, que é não permitir as despesas com os inativos da educação dentro das despesas com a Educação.
Sete cidades gaúchas estão na mesma situação. Porto Alegre foi a que menos investiu. Dos 25% exigidos por lei, aplicou apenas 16% dos recursos em Educação, segundo o MEC.
Outras 21 prefeituras sequer preencheram os dados e só poderão receber dinheiro do MEC quando transmitirem as informações.

Nota do Por Trás das Notícias:
Esta é a política de déficit zero que o governo Yeda quer implantar. Investimento abaixo do que determina a constituição. Por que não vemos os mesmos que defendem o golpe em Honduras, tratando o presidente como inconstitucional, defenderem a constituição no RS e em Porto Alegre com tamanho republicanismo?
A (des)governadora, desde que assumiu, priorizou os cortes na educação e cometeu atrocidades com a mesma. Desde fechamento de escolas, juntamento de turmas de série diferentes, escolas de lata, fechamento das escolas itinerantes, posição contrária ao piso nacional dos professores.
Que desgoverno! O último que sair, que apague a luz!
Por trás da notícia, o desmonte da educação do RS e a alienação de nosso povo.

Nenhum comentário: